top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento no Mosteiro de São Bento, regras, procedimentos e tradições

Atualizado: 2 de jan. de 2022


Casamento no Mosteiro de São Bento

​Ao planejar o casamento, os noivos devem levar em conta diversos detalhes para que a cerimônia seja perfeita. A decoração, os trajes, a quantidade de convidados, o Buffet, a música e muitos outros fatores essenciais para o planejamento do casório.


Dentre todas as etapas, a decisão do local é de extrema relevância. Afinal de contas, sem o local não há cerimônia, não é mesmo?! Para alguns noivos, mais importante que o endereço da festa, a Igreja é considerada a escolha mais importante.



Cada vez mais, os casamentos se modernizam, mas ainda assim grande parte dos casais não abrem mão da cerimônia religiosa. Foi pensando nisso que decidimos hoje contar um pouco mais sobre um dos locais mais escolhidos para os casamentos religiosos: O Mosteiro de São Bento.


A disputa pelo Mosteiro de São Bento

Uma das igrejas mais tradicionais de São Paulo, o mosteiro de São Bento é super disputado para casamentos e as reservas devem ser feitas com antecedência. Apenas duas cerimônias por sábado acontecem no local, restringindo a quantidade de horários disponíveis.

Casamento no Mosteiro de São Bento

A agenda é lotada, com espera prevista para até um ano. Portanto, se você deseja casar-se no Mosteiro de São bento, você precisa se adequar às datas abertas na agenda. Além do mais, há uma série de condições impostar pela Igreja em questão: Apenas empresas credenciadas podem decorar o local, seguindo os tipos de arranjos, os tamanhos de arranjos e outros detalhes relacionados ao décor.


E tem mais: apenas os grupos credenciados podem tocar músicas durante a cerimônia e só podem ser tocadas sete músicas durante o casamento, sendo estas as músicas sacras e clássicas que devem ser apresentadas com antecedência para que a assessoria do local possa aprová-las.


As exigências não param por aí: São permitidos apenas quatro casais de padrinhos para cada lado e todos devem estar presentes 20 minutos antes para a assinatura da Ata e para a orientação da assessoria do Mosteiro. Também são permitidas apenas três crianças para o cortejo.



São proibidas as pétalas de rosas no corredor, assim como são proibidos os cumprimentos dos noivos dentro da Igreja, evitando atrapalhar a próxima cerimônia. Se você deseja casar-se no Mosteiro, certifique-se de que seu nome está na lista: O local só permite que ex-alunos se casem em sua igreja.


O Mosteiro de São Bento fica localizado no Largo de São Bento, no Centro. Os noivos devem desembolsar R$6 mil para casarem na Basílica e R$2500 para casarem na Capela, a escolha dependerá da quantidade de convidados, já que a Basílica comporta 700 pessoas, enquanto a Capela reduz o número de convidados para 200.

Casamento no Mosteiro de São Bento

O agendamento deve acontecer pessoalmente, com a presença obrigatória dos noivos. O atendimento acontece toda quinta das 14hs às 17hs.

O Mosteiro de São Bento fica localizado no Largo de São Bento, s/n Centro - São Paulo.

A construção do Mosteiro de São Bento


O Mosteiro de São Bento conta com mais de 400 anos de história, sendo um símbolo importante para a cidade de São Paulo, afinal de contas, o Mosteiro é considerado o maior de São Paulo e segundo maior do Brasil, Esta é a quarta construção do Mosteiro, que hoje compõe-se do estilo da escola artística de Beuron, projeto de Richard Berndl – Professor da Universidade de Munique e um dos melhores arquitetos da Alemanha. É desta época a decoração interna em estilo Beuronense, feita pelo beneditino belga Dom Adelberto Gressnigt.

Casamento no Mosteiro de São Bento

A Basílica só foi consagrada em 1922, época em que foram instalados os sinos e o relógio, tido como o mais preciso de São Paulo.Casamentos dos famosos no Mosteiro de São Bento As noivas mais românticas e tradicionais buscam o Mosteiro de São Bento para casarem-se. Famosos como Carolina Matarazzo e Felipe Nobre oficializaram a união na Igreja.

Casamento no Mosteiro de São Bento

Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.



2.552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page