top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Como escolher o Menu de Casamento perfeito por Buffet Fasano

Atualizado: 2 de jan. de 2022


Buffet de Casamento | Buffet Fasano |  Menu de Casamento | Blog de Casamento | Weddingg Blog de Casamento

​Tão importante quanto o planejamento da decoração, da banda, das roupas dos noivos e de todos os detalhes que envolvem o planejamento de uma cerimônia, a comida que será servida no casamento deve ser pensada com muita atenção. O cardápio precisa ter a cara do casal, atender às necessidades dos convidados, caber no orçamento e ainda combinar com a festa em geral. Para te ajudar nessa escolha, elaboramos esse artigo com dicas sobre o buffet e ainda conversamos com Camila Fasano, do grande Buffet Fasano.


Buffet de Casamento | Buffet Fasano |  Menu de Casamento | Blog de Casamento | Weddingg Blog de Casamento

Dicas para escolher o buffet perfeito​​

1. O buffet deve ser contratado entre seis meses a um ano antes da cerimônia, tempo suficiente para que você possa cuidar de todos os detalhes e ainda garantir uma vaga com a empresa escolhida.

2. Para escolher o menu, converse com o dono e explique suas preferências. Então, olhe os cardápios disponíveis e conheça o modo como são servidos. Questione sobre as louças, os copos, os pratos e até as toalhas, até formar uma ideia do seu casamento.

Opte sempre pelos pratos que você gosta e que podem agradar aos seus convidados. Peça também sugestões dos chefs. Ah, e antes de decidir, faça a degustação dos pratos.

3. O ideal é um garçom para sete convidados, já o serviço à francesa ou o empratado pede três garçons por pessoa.

4. Peça o máximo de detalhes no menu para que você tenha segurança sobre o que está escolhendo. Vá além da entrada, do prato principal e dá sobremesa, solicite mais informações, como não alcoólicas que estão inclusas, o número de garçons e as louças que serão usadas.

5. Peça sugestões para as bebidas alcoólicas e lembre-se que estas geralmente são incluídas em um orçamento à parte. As opções mais em conta são os vinhos tintos e brancos, além do prosecco. Verifique se as suas escolhas cabem no seu bolso.

Buffet de Casamento | Buffet Fasano |  Menu de Casamento | Blog de Casamento | Weddingg Blog de Casamento

​Diferentes tipos de buffet

As modalidades variam de acordo com o lugar, o horário, o orçamento e os desejos dos noivos. Confira os mais conhecidos:

1. O Brunch é uma mistura de café da manhã com almoço e pode ser servido a partir das onze horas da manhã e durante toda a tarde. Muito comum para festas ao ar livre.

​2. À americana é um buffet mais descontraído e informação, as pessoas geralmente comem em pé ou sentadas nos locais disponíveis no momento. Com essa escolha, evite carnes ou alimentos que precisem de facas para serem cortados, opte pela praticidade.

3. ​À francesa é um jantar sentado. O prato principal é oferecido em travessas para que o convidado se sirva e as entradas e as sobremesas são servidas no prato. Um serviço um tanto quanto sofisticado.

4. Servido em pratos é um buffet parecido com o serviço à francesa, com a diferença de que os pratos já vêm montados da cozinha para serem servidos pelos garçons.

Palavra de especialista

Para elaborarmos esse artigo e deixarmos dicas especiais para você conversamos com quem entende do assunto: Camila Fasano, do Buffet Fasano, é especialista quando se trata de buffet de casamento e deixou informações valiosas para que a sua cerimônia seja perfeita.


Falamos sobre o planejamento do evento e Camila explicou que é preciso pensar tudo com antecedência de forma a agradar aos noivos e aos convidados: ​​“O timing e planejamento de todo serviço de buffet de um casamento vão de acordo com o roteiro que as noivas prepararam para o dia”, explica. ​​​​“Como o casamento é uma festa que reúne um grupo de pessoas muito diversificado, o ideal é um menu variado que agrade aos noivos e a todos.​​


Aconselhamos sempre que os noivos não optem por um cardápio muito particular e que fujam de sabores muito marcantes. Se for para ter um prato um pouco mais diferente, o ideal é que tenha outro mais do gosto de todos. Por exemplo, se os noivos fazem questão de uma carne de cordeiro, é bom incluir também um tradicional filet mignon”, complementa Camila. ​​

Camila deixa ainda uma dica para você: “O buffet perfeito é aquele que encanta pelos sabores de seu cardápio e pela excelência do serviço". Dê uma atenção especial à apresentação do seu buffet, são os pequenos detalhes que fazem a diferença”, afirma a especialista.

Há 18 anos, Andrea Fasano, que já trabalhava nos restaurantes, em sociedade com a amiga Patrícia Filardi, criam o buffet Fasano, seguindo assim os passos de seu pai e avô. A ilha rústica tornou-se destaque da empresa: ​​“O nosso carro chefe é cozinha clássica italiana, mas somos bastante flexíveis e podemos adaptar nossos menus. ​​​​Tudo que fazemos é sempre com muito bom gosto e qualidade, seja qual for o cardápio escolhido pelo cliente.

A ilha rústica realmente se tornou um clássico do Buffet Fasano. O sucesso, provavelmente, vem do fato de ser um coquetel mais substancioso, onde os convidados podem se servir à vontade do começo ao fim da festa. A ilha é composta por uma grande variedade de pães, grissini, queijos, presuntos etc. Algumas pessoas até dispensam os pratos principais e se satisfazem apenas com essa mesa de antepastos, ela é muito versátil e deliciosa! Podemos até fazer a ilha de antepastos junto com alguma outra ilha, como uma só de frutos do mar, por exemplo”, fala Camila.

Quer mais dicas como essa? Confira sempre nossos artigos!

Buffet Fasano
Buffet Fasano

Buffet Fasano
Buffet Fasano
Buffet Fasano


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.

298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page