top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento na Capela do Sion, regras e procedimentos

Atualizado: 2 de jan. de 2022


Casamento na Capela do Sion

A cerimônia religiosa é um dos pontos mais importantes de um casamento para muitos noivos. Aquele que desejam uma cerimônia como a dos contos de fadas podem optar pela Capela do Colégio Sion, localizada no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP).


A Capela do Sion faz parte do Colégio Sion e apresenta uma arquitetura clássica, aconchegante e que comporta até 350 convidados. Confira aqui as exigências para casar-se na Capela do Sion, os valores, a agenda e tudo o que você precisa saber sobre as cerimônias religiosas nessa Igreja.



A beleza da Capela Sion

Em estilo neoclássico, a capela foi construída na década de 40 e inaugurada em 1951. Desde então, o local passou por transformações somente na área externa entre 1998 e 1999, quando todo o prédio da instituição foi restaurado.


As exigências da Capela do Sion

Para casar-se na Capela do Sion, é necessário atentar-se a algumas normas. Primeiramente, o valor para a realização da cerimônia é de R$2.500. A documentação para o Processo Matrimonial deverá ser providenciada com seis meses de antecedência, na Paróquia mais próxima da residência da noiva ou do noivo.

Casamento na Capela do Sion

Se os noivos morarem no Bairro de Higienópolis, os documentos devem ser entregues na Paróquia Santa Teresinha (Rua Maranhão 617, fone 3660-1220) onde correrá o Processo Matrimonial.

Se morarem em outro Bairro da Capital de São Paulo, o Processo Matrimonial terá lugar na Paróquia mais próxima da residência da noiva ou do noivo, que emitirá a Transferência de Paróquia, a ser entregue na Paróquia Santa Teresinha até 30 dias antes do casamento.

Os documentos necessários são cópia da carteira de identidade, certidão de Batismo atualizada (dos últimos 6 meses antes do casamento), certificado do Curso de Noivos (o curso pode ser feito em qualquer Paróquia, no mínimo 3 meses antes do casamento ), dentre outros documentos que podem ser consultados no próprio site da Catedral.



Os noivos podem escolher ministros de fora para celebrar seu matrimônio, mas esses deverão encaminhar à Paróquia Santa Teresinha carta de próprio punho, em papel timbrado de sua Paróquia, com pedido de autorização para celebrar o casamento, juntando cópia da Carteira Presbiterial .

Normas sobre música, decoração e filmagem podem ser encontradas também no site da Capela Sion.

As celebrações acontecem de segunda-feira a sexta- feira, às 20h e 21h aos sábados, às 18h, 19h , 20h e 21h.

Casamento na Capela do Sion

A história da Capela do Sion

Situado na avenida Higienópolis o edifício do Colégio de 12 mil metros quadrados foi construído em estilo eclético nas primeiras décadas deste século e atualmente é considerado patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Trata-se de um projeto do engenheiro-arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. A instituição católica mantida pela Congregação Nossa Senhora de Sion, fundada na França em 1854, possui cerca de 1.100 alunos matriculados da Educação Infantil até o Ensino Médio.


A capela foi reaberta para realizar cerimônias de casamentos depois de 30 anos fechada para essas ocasiões. O local faz parte do conjunto arquitetônico da instituição de ensino, projetado por Ramos de Azevedo, de caráter histórico, tombado e preservado.


Com estilo neoclássico, a capela foi construída na década de 40 e sua inauguração deu-se em 20 de janeiro de 1951. Desde então, a capela passou por transformações somente na área externa entre 1998 e 1999, quando todo o prédio do Colégio Sion foi restaurado. Seu estilo guarda as características das capelas de Nossa Senhora de Sion de outros países.



A Congregação de Nossa Senhora de Sion foi fundada em 1842 pelo padre Theodoro Ratisbonne, que era um judeu e que converteu-se ao cristianismo em 1827. As irmãs francesas da congregação chegaram ao Brasil em 1889.


A Capela Sion fica na Avenida Higienópolis, 983 - Higienópolis, em São Paulo (SP).

Quer saber mais sobre igrejas para a sua cerimônia? Confira aqui com a gente!


Casamento na Capela do Sion


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.




1.210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page