top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento na Catedral da Sé, regras e procedimentos

Atualizado: 2 de jan. de 2022


Casamento na Catedral da Sé

Para os casais religiosos, a cerimônia religiosa e o local onde ocorrerá esta cerimônia é de extrema importância. Os noivos mais clássicos têm optado por casaram-se na Catedral da Sé, que passou a abrigar uniões há pouco tempo.


Símbolo da cidade de São Paulo, a catedral da Sé é um dos locais mais tradicionais para casar em São Paulo. Com estrutura para acomodar um grande número de convidados, o local é ideal para grandes celebrações, comportando até 800 convidados.



Confira aqui as exigências para casar-se na Catedral da Sé, os valores, a agenda e tudo o que você precisa saber sobre as cerimônias religiosas nessa Igreja.

A beleza da Catedral da Sé

A catedral é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas. No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Suas medidas a tornam uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo.

Casamento na Catedral da Sé

Em termos arquitetônicos, a igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o cruzeiro. A fachada, dotada de um portal principal e uma grande rosácea, é flanqueada por duas altas torres.


O estilo elegido foi o neogótico, então em voga no Brasil, mas a cúpula é inspirada por estruturas renascentistas como o célebre domo da Catedral de Florença.


As exigências da Catedral da Sé


Para casar-se na Catedral da Sé, é necessário atentar-se a algumas normas. Primeiramente, o valor para a realização da cerimônia é de R$3.000. Normalmente a igreja pede reserva com seis meses de antecedência e a entrada dos trâmites deve ser feita pela paróquia de batismo ou pela que o casal costuma frequentar.



A documentação exigida pela Igreja da Sé não difere das demais igrejas católicas da capital. Após a apresentação dos documentos, o casal precisa escolher uma data que lhes interesse e que, claro, esteja disponível.

A Catedral da Sé disponibilizam uma lista variada de fornecedores para o dia do casamento, portanto, para prestar um serviço no grande dia, a empresa precisa ser credenciada junto à catedral.

Casamento na Catedral da Sé

A história da Catedral da Sé

Em 1913, iniciou-se a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais.


A primeira versão da igreja foi instalada em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde se encontraria o primeiro templo da cidade, construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados, estruturados em toras).



Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano, iniciou-se a edificação da segunda matriz da Sé, no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII, levantou-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral.


Sendo um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a catedral da Sé, foi reaberta em 2002, após três anos de reformas.

A Catedral da Sé fica na Praça da Sé, s/nº – 01001-000. São Paulo (SP).


Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.




3.341 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page