top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

O olhar do fotógrafo por Raphael Ranosi

Atualizado: 2 de jan. de 2022


Fotografia de Casamento, Casamento, Fotos de Casamento, Fotografo de Casamento, Blog de Casamento, Noiva, Weddingg, Raphael ranosi

Dentre todas as “preocupações” do casamento, uma é frequentemente abordada aqui em nosso blog: a fotografia do grande dia. A escolha do estilo dos cliques é super importante, mas a escolha do fotógrafo é igualmente (ou até mais) imprescindível.

Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo especial sobre os “pré-requisitos” para a escolha de um fotógrafo e ainda conversamos com Raphael Ranosi, fotógrafo renomado e eleito por muitos casais.

A escolha do fotógrafo

Escolha pelo olhar: O olhar do fotógrafo é refletido nas imagens que ele clica. Ou seja, é necessária uma sensibilidade a mais para conseguir captar os grandes momentos.

Escolha pela técnica: Não é simplesmente apertar um botão, a fotografia requer muita técnica e trabalho. Não basta apenas ter uma boa ideia para foto, tem que saber aplicar toda a técnica para fazer a foto da imaginação do profissional.

Escolha pela empatia: O fotógrafo precisa ter uma boa relação com os noivos para que haja confiança de todas as partes. Falando em confiança....

Escolha pela confiança: É necessária a certeza que o registro do seu casamento está em boas mãos.

Escolha pela especialidade: Você quer um registro com cores claras e coloridas? Então opte por um profissional especialista nesse estilo. O mesmo vale para todos os estilos.

Escolha pela idoneidade: Contrate um profissional que tenha nome no mercado e que tenha responsabilidade. Na dúvida, busque indicações.

NÃO escolha por preço porque nesse caso, o barato pode sair caro.

Palavra de especialista


Raphael Ranosi é um fotógrafo renomado, premiado e frequentemente escolhido para casamentos. Conversamos com esse profissional, que nos começou dizendo sobre como é a fotografia de casamento ideal: “Acredito na fotografia real, aquela sem muita direção e sem muita intervenção, onde possamos captar todo essência do casal e de sua família, acho que um bom registro é aquele que na mesma foto colocamos, uma composição boa, uma luz ótima e por fim e para mim o mais importante o momento excelente, acho que o momento supera tudo, ter uma foto autoral e atemporal que daqui a uns 20, 30 ou 50 anos ela ainda será única”, explicou.

Fotografia de Casamento, Casamento, Fotos de Casamento, Fotografo de Casamento, Blog de Casamento, Noiva, Weddingg, Raphael ranosi

E quais são as preocupações que os noivos devem ter ao escolher o fotógrafo para o casamento? “Acho que todo casal antes de contratar um profissional ele deve buscar referencias reais, ou pelo um site, depoimento de outros casais, ver a integridade do profissional, essa é a primeira etapa. Segundo e falando mais fotograficamente, o casal deve se desligar e simplesmente curtir, como disse o mais belo de tudo é a foto sincera e real, sem muita direção”, aconselhou Raphael.

Sobre tendências em fotografias para casamentos... “Sempre vai ter e sempre vai sair de moda, atualmente vemos vários casais com fotos americanas, como referencias, aquelas imagens que foram feitas em sítios, casas a luz do dia, cenas de dia da noiva e fotos de ensaios super bem elaboradas”, contou.

E, afinal de contas, como é o olhar fotográfico de Raphael Ranosi? “Sou um apaixonado por composição, sou muito simétrico, minhas imagens tendem a serem mais divertidas e com movimento, não gosto de ser aquele fotografo invisível, gosto de curtir o casamento junto com os convidados, assim consigo me conectar não só com os noivos e padrinhos, mas também com toda festa, me tornando a própria festa”, explicou.

“Acredito que meu diferencial se deve a muitos anos de estudos interruptos, acredito em entregar um trabalho com muito amor e sensibilidade, trabalhos com alegria sem aquela vontade de ir embora mais cedo, fazemos o que amamos”, completou.

Quer saber mais sobre fotografia de casamento? Acesse nossos artigos sobre o tema.

3 visualizações0 comentário
bottom of page