top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento na Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima, regras e procedimentos

Atualizado: 2 de jan. de 2022


Casamento na Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima

A Igreja escolhida para a cerimônia religiosa é um dos preparativos mais importantes do casamento de acordo com grande parte dos noivos, afinal, é lá onde eles irão dizer o “sim” diante de uma autoridade religiosa. A Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima é uma das mais requisitadas para casamentos, contando com uma linda história e estrutura.




No começo de 1931, o Conde José Vicente de Azevedo deu aos frades franceses da Terceira Ordem Regular de São Francisco - TOR - um terreno em um bairro que estava se formando, o Sumaré, para que fosse construída uma casa destinada às obras das vocações e de uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário.


No final daquele ano, três frades já estavam morando no convento ainda em construção e, no dia 9 de janeiro de 1932, foi rezada a primeira missa na capela provisória. No dia 11 de fevereiro, Dom Duarte Leopoldo e Silva inaugurou oficialmente a casa e a capela.

Quando o superior geral da Ordem Franciscana esteve em Fátima, Portugal, ficou impressionado com a importância das aparições de Nossa Senhora naquele local e pediu que a nova igreja do Sumaré a ela fosse dedicada.


A pedra fundamental do novo santuário foi abençoada por Dom José Gaspar Affonseca, no dia 13 de maio de 1935. A primeira missa foi celebrada um ano depois, mas a construção só seria foi concluída 13 anos depois. A imagem de Virgem de Fátima que está no altar-mor foi entronizada no dia 13 de maio de 1939.

Casamento na Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima

A criação oficial da paróquia foi na Páscoa de 1940 e o primeiro pároco foi frei Inácio Gau. Desde então, a comunidade vem se expandindo e acolhendo um número sempre crescente de devotos de Nossa Senhora de Fátima. Neste santuário reúnem-se as comunidades luso-brasileira e paraense que celebram, com a expressão de sua cultura, os louvores da Mãe de Jesus.

Exigências da Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima



Para casar-se na Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima é necessário realizar o Processo Matrimonial com três meses no mínimo, e no máximo seis meses antes da data do casamento.


Os documentos necessários a serem apresentados por ambos para o processo normal são os seguintes: Carteira de Identidade ou de Trabalho (profissional); Certidão de Batismo de ambos, com data recente ou atualizada, se batizados na diocese de São Paulo; se batizados em outra diocese, trazer, além disso, duas testemunhas ou no caso de ser pai ou mãe somente um deles, com documento de identidade;

Casamento na Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima

No mínimo um mês antes da data marcada para o casamento, nos dias e horários de expediente, os noivos devem retornar levando:

Licença para casar em Paróquia alheia, caso residam fora desta Paróquia; Nome das testemunhas (padrinhos) do casamento religioso, com os nomes escritos nas papeletas fornecidas.


Somente um casal para efeito de anotação, podendo, entretanto, ter quantos casais quiserem, que comparecerão e assinarão no dia do casamento; o comprovante do Encontro de noivos que fizeram.



Nos convites deve constar 30 minutos de antecedência da hora marcada, indicando ainda, o nome, o endereço e o estacionamento da Igreja, conforme indicado na folha de pedido. O noivo deverá estar na sacristia com todos os padrinhos e a certidão do casamento civil 30 (trinta) minutos antes da hora marcada. A noiva deve estar 10 (dez) minutos antes da hora, na frente da porta principal da Igreja.

Casamento na Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima

A taxa de inscrição é divulgada apenas sob consulta.

A Igreja possui decoradora exclusiva, não sendo permitida a entrada de qualquer outra decoradora. A decoração é de responsabilidade dos noivos, que deverão tratar diretamente com a empresa indicada. Aos sábados a decoração é dividida entre os noivos do dia.

É de responsabilidade dos noivos a contratação de organista ou coral. Não são permitidos discos ou fitas.



Além do mais, é necessário participar do encontro dos noivos, sendo que são realizados atualmente 04 cursos durante o ano, nos meses de Março, Junho, Setembro e Novembro. As inscrições podem ser realizadas até uma semana antes e são feitas na Secretaria da Paróquia.


A igreja fica localizada na Avenida Doutor Arnaldo , 1831 ,Sumaré (SP).




Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.

1.446 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page