top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento na Igreja Cruz Torta; Regras e Procedimentos

Atualizado: 2 de jan. de 2022


Um dos preparativos mais importantes de um casamento é o local onde ocorrerá a cerimônia religiosa. Para muitos casais, dizer o “sim” em um altar com a presença de um padre (ou o celebrante religioso) é fundamental para iniciar a vida a dois. A Igreja Cruz Torta é uma mais procuradas pelos casais por conta da sua arquitetura moderna e do espaço para abrigar os convidados. O local comporta 270 pessoas e é reservado mediante o pagamento de uma taxa de R$190. . Recomenda-se antecedência de pelo menos um ano.

História da Igreja Cruz Torta

A Capela foi fundada em 1958. Constituída como Paróquia em 26 de janeiro de 1962, teve como primeiro Pároco o padre Norberto Pietro, que permaneceu até 1971. Nesse período construiu-se apenas uma capelinha, que tinha um visual exótico: toda inclinada, “como que para cair e abrir lugar para que outra, definitiva, ficasse de pé”, dizia o padre Ilson José Frossard, que assumiu como segundo pároco desde 12 de junho de 1971.

Para identificá-la como igrejinha ou capela, foi colocada uma cruz de madeira, externa. Esta cruz acompanhou a linha de construção da igreja, caída, tendo sido apelidada pelo povo como “cruz torta”, de onde veio o nome que a acompanha até hoje.

O projeto da construção da capelinha foi de autoria do arquiteto Dr. César Luís Pires de Melo. De acordo com o Pe. Ilson, "Ele apresentou um projeto belíssimo da nova Igreja, mas o Concílio estava pedindo que as novas construções fossem simples, acomodando-se às situações locais".

Assim surgiu um segundo projeto, em estilo bem mais simples e moderno, que obteve a aprovação da comunidade. Toda a construção foi acompanhada pelo pároco, Pe. Ilson. As obras começaram em 1974 e terminaram em 1976, sendo a inauguração em 14 de agosto de 1976.

A assistência social, ao lado da construção da moderna Paróquia, foi sempre o forte da comunidade, desde a chegada do padre Ilson, iniciando-a na Campanha da Fraternidade, de 1972. Na época, ele conseguiu do empresário Calin Eid, um vagão da Cia. de Transportes Sorocabana, que foi trazido até a Paróquia e abrigava o atendimento social "com carinho e ternura, os pequeninos de Deus".

Permanecendo á frente da comunidade até maio de 2009, o Pe. Ilson, durante esses anos, conseguiu doar mais de 80 mil cestas básicas para os necessitados. A partir daí, o Pe. Ilson José Frossard passou a ser Pároco Emérito, continuando a residir na Paróquia e, em 20 de setembro de 2012, completou 60 anos de ordenação presbiteral, celebrada com Missa Festiva e um agradável almoço com os parentes e amigos, no Salão de Festas.

Em 17 de maio de 2009, assumiu a Paróquia, como Administrador Paroquial, o Pe. Renato Cangianeli. Em março de 2010, foi nomeado Pároco, o terceiro desde que a Paróquia foi constituída como tal.

O Pe. Renato, buscando recuperar o patrimônio histórico e artístico da mesma, desde que assumiu, empreendeu um projeto de reforma, remodelação e adequação da Paróquia às necessidades e orientações atuais vigentes, sem descuidar dos mais necessitados, ampliando o auxílio material a quatro instituições católicas muito atuantes junto às pessoas em situação de rua e favelas.

Em 21 de outubro de 2012, juntando a comemoração do seu sexto aniversário de ordenação presbiteral, o Pe. Renato reinaugurou o painel “Ascensão”, obra mundialmente conhecida da artista plástica Maria Bonomi, com base no projeto original da artista, acrescido da moderna iluminação com lâmpadas de “led”, que criam sete possibilidades de cores para o painel.


As exigências da Igreja Cruz Torta

Para casar-se na Igreja Cruz Torta é necessário pagar uma taxa de R$190, além de realizar um curso de noivos, acontece uma vez ao mês, geralmente no 3º domingo do mês, conforme informações disponíveis em nosso site (www.cruztorta.org.br). As inscrições são feitas, também, através do site. O curso deve acontecer em, no máximo, três meses antes do mesmo.

As celebrações matrimoniais acontecem de segunda à sexta-feira nos horários das 19h, 20h ou 21h. Aos sábados, às 9h, 10h, 11h e, a partir das 17h, de hora em hora, até às 21h. Informações mais detalhadas estão à disposição em nosso site ou na Secretaria.

Os horários de agendamento são de segunda a sábado, das 8h às 11h30 e das 13h às 19h.

A Igreja Cruz Torta fica na Av. Prof. Frederico Herman Jr., 105, Alto de Pinheiros.


Quer saber mais sobre igrejas para a sua cerimônia? Confira aqui com a gente!

475 visualizações0 comentário
bottom of page