top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Filmagem de casamento por Brigadeiro Filmes

Atualizado: 2 de jan. de 2022


O grande dia já passou, mas sempre é bom relembrar, não é mesmo?! Para registrar o casamento, é necessário investir em uma boa equipe de fotografia e filmagem. Foi pensando nisso que conversamos com Nínive, da Brigadeiro Filmes, que nos contou tudo e mais um pouco sobre filmagem de casamento. Confira!


Palavra de especialista


Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a Brigadeiro Filmes e o trabalho dos profissionais da equipe: “O Fernando e eu nos conhecemos na USP, na primeira semana de aula do curso de Publicidade e Propaganda. O Fernando era fotógrafo desde os 15 anos, ​e um dia precisou fazer um upgrade de câmera.


Pesquisando, ele descobriu um modelo de câmera fotográfica que também filmava, e viu alguns vídeos de casamento feitos fora do Brasil. Ele achou superlegal a ideia e pediu ajuda a um amigo que era fotógrafo de casamento para fazer um teste. Eles encontraram uma noiva que não tinha contratado filmagem para o seu casamento e ofereceram o vídeo, como algo totalmente experimental”, contou.

“Na época, a filmagem de casamento era feita com aquelas câmeras enormes, e os cinegrafistas acabavam chamando muita atenção. Além disso, os filmes entregues era longos e pouco dinâmicos. A câmera fotográfica, por ser pequena, permitia filmar de forma muito mais discreta, e dava muito mais mobilidade. Com isso, conseguimos fazer um trailer superlegal e bem curtinho, com os melhores momentos do casamento. Este formato acabou atraindo muitos casais que não queriam ter vídeo de casamento, por acharem chato. E foi para estes casais que nós criamos a Brigadeiro Filmes”, complementou.


Nínive falou sobre o estilo da Brigadeiro Filmes: “​Chamamos o nosso estilo de documental, porque deixamos o casal livre para viver o dia do casamento do jeito deles, sem poses nem nada forçado. Ao mesmo tempo, sempre colocamos nos filmes ​elementos que representem os noivos e o que eles mais valorizam. Por isso, não existem dois filmes iguais. Cada filme é único e especial, feito sob medida para aquele casal”, explicou.


Ela contou sobre o diferencial da empresa: “Acho que o nosso grande diferencial é o relacionamento que nós criamos com os noivos, e que nos permite mergulhar nas histórias deles e do casamento. Além disso, o casal participa de todo o processo de produção do filme, e isso faz com que eles se reconheçam em cada detalhe. Este é o segredo do nosso trabalho”, explicou.


Então, falamos sobre o planejamento da filmagem de casamento. Primeiramente, perguntamos sobre o tempo de antecedência para contratar o serviço: “​Nós já fechamos contratos com 3 anos de antecedência e também ​outros faltando 15 dias para o casamento. E sempre damos um jeitinho de conhecer o casal no tempo que temos. O ideal é fecharmos o contrato de 6 a 8 meses antes do casamento, para que tenhamos de conversar bastante para conhecer bem os noivos e entender do que eles gostam, e também tempo para gravamos material extra, caso seja necessário”, disse.

Falando em planejamento e sobre o trabalho da Brigadeiro Filmes, Nínive nos falou sobre as retrospectivas: “Nós adoramos fazer retrospectivas. Chamamos o casal para conversar e contar pra gente a história de cada um e o que está levando os noivos ao altar. Vamos mesclando a tudo isso fotos e vídeos de momentos especiais, e o resultado é sempre emocionante. As possibilidades são infinitas”, contou.


“Além dos vídeos de casamento e das retrospectivas, nós também fazemos save the date, trash the dress, vídeos de depoimentos e VideoCabine, que é, além de uma ótima lembrança dos convidados, uma ótima atração para a festa: http://www.videocabine.com.br/”, indicou.

Nínive nos falou sobre as informações que os noivos devem saber a respeito do local onde será realizado o casamento e a equipe de filmagem: “Para nós, o mais importante é ter espaço. Este é o segredo para conseguirmos captar boas imagens e, ao mesmo tempo, ficarmos "invisíveis". É legal, ​termos um espacinho para passar atrás do altar e por trás dos padrinhos. Assim, conseguimos passar sem incomodar ninguém. Outra coisa que nos ajuda muito é evitar arranjos e decorações altas no altar, porque isso muitas vezes encobre o casal e atrapalha para captarmos imagens de certos ângulos”, esclareceu.


Ela falou sobre os diferentes lugares para os casamentos e as filmagens: “Para cerimônias na igreja, além dessas dicas, vale também consultar o padre para ser se existe alguma restrição em relação à filmagem da cerimônia, porque algumas igrejas proíbem ou restringem a atuação da equipe durante alguns momentos”, aconselhou.


“Para casamentos no campo ou na praia, a luz natural é fundamental, afinal, sem ela, é impossível aproveitar 100% da paisagem em volta, e que é justamente o charme desses casamentos. Sempre recomendamos que os noivos marquem o horário do casamento no convite duas horas antes do horário marcado para o por do sol naquele dia (existem vários aplicativos e sites que fornecem esta informação). Assim, mesmo se o casamento atrasar, ainda conseguimos ter luz natural na cerimônia e fazer imagens maravilhosas do casal com aquela luz incrível que só existe no final da tarde”, esclareceu. 

“Agora, se o casamento for à noite e fora da igreja (tanto faz se for local aberto ou fechado), é muito importante pensar com carinho na iluminação, e analisar junto com a equipe de decoração, qual a melhor forma de iluminar o altar (evitando sombras no rosto dos noivos) e também em como iluminar padrinhos e convidados, para que todo mundo apareça no vídeo. Essa dica é importante porque para ter um resultado bonito, que valorize o vestido, o terno e a maquiagem, a luz deve ser suave, e muitas das casas de festa só oferecem luzes duras (fortes) como padrão, mas podem trazer outras alternativas se os noivos pedirem”, complementou.


Sobre o relacionamento entre os noivos e a equipe de filmagem, Nínive também deixou algumas dicas: “Para um bom relacionamento entre os noivos e a equipe de filmagem, é importante que exista confiança. O casal deve conhecer a equipe e se sentir confortável com quem está contratando, afinal de contas, os profissionais de foto e vídeo são as pessoas que vão passar mais tempo ao lado do casal do que qualquer outra no dia do casamento. Para nós, também é importante entender do que os noivos gostam e o que eles esperam para o seu filme. Ao longo de todo o processo, quanto mais houver comunicação e conversar, melhores são os resultados”, aconselhou.


Questionada sobre tendências de casamento, ela explicou que o mais importante é a saitsfação dos noivos: “​Sobre tendências: é impossível fazer um casamento que agrade a todos os familiares, amigos, padrinhos e etc. Quanto mais o casal tentar agradar a todos, menos felizes eles mesmos ficarão com o casamento. Por isso, o mais importante é que eles sigam suas próprias vontades, sem se preocupar com o que está ou não na moda ou com o que as pessoas mais vão gostar. A maior tendência de todas é ser autêntico, e fazer um casamento 100% com a cara do casal”, explicou.


​Mas existem algumas tendências para os estilos de filmagem: “Estão cada vez mais na moda os vídeos curtinhos para o Instagram. Eles são uma forma de compartilhar com todo mundo um gostinho do casamento e fazer um resumão dos melhores momentos. Sempre fomos mais fãs dos vídeos mais longos, mas estamos nos divertindo com este novo formato também”, contou.

E após o dia do Casamento, o que fazer, o que se esperar? “​No nosso caso, após o casamento, enviamos um pequeno briefing para os noivos preencherem. Nele, vão nos contar o que mais curtiram e mais fazem questão que esteja no vídeo, e o que eles não fazem tanta questão. Assim, fica mais fácil pra gente não deixar nada importante de fora, e o vídeo fica 100% como o casal sonhou. Depois, de preencher, é só aguardar”, disse.

Quer saber mais sobre filmagem de casamento? Confira nossos artigos especiais sobre o tema.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page