top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento na Igreja Nossa Senhora do Rosário, regras e procedimentos

Atualizado: 1 de jan. de 2022

Está em busca do local ideal para realizar a cerimônia religiosa? Aqui sempre indicamos os melhores templos religiosos para casamentos. Hoje vamos falar sobre a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Confira!




A Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas de Tiradentes, construída em 1708. Conta a história que o local era o refúgio dos escravos, por isso o único branco com permissão para entrar era o padre.

Além de uma bagagem histórica incrível, a Igreja Nossa Senhora do Rosário possui ouro no seu interior e símbolos não só da religião católica, mas também das africanas, principalmente o candomblé – fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravos.


Outro ponto de destaque é a imagem do Santo Elesbão, para os quais os fiéis pedem ajuda a ele para comprar a casa própria, e é muito comum vê-los retornar à igreja para agradecer e deixar pequenas casinhas próximas à imagem como prova da graça alcançada.


Casamentos na Igreja Nossa Senhora do Rosário


Há um processo muito criterioso para a realização de casamentos na Igreja Nossa Senhora do Rosário: Os noivos precisam fazer uma solicitação junto ao escritório paroquial para que consigam essa autorização. A partir daí, é que informações como valores, número de padrinhos, permissão para fotografias, lotação, entre outros, são acertadas.


Os horários de funcionamento são: Terça a domingo, das 13h às 16h45.



História da Igreja Nossa Senhora do Rosário


No ano de 1708, quando São João del-Rei era um pequeno arraial, foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, composta exclusivamente por negros.

A primeira capela dessa irmandade foi benta no ano de 1719, sendo uma das primeiras da cidade. Entretanto, o templo que se vê atualmente é uma reconstrução iniciada em 1751 e terminada poucos anos depois, no mesmo local da primitiva edificação.


A igreja, que tinha inicialmente uma sineira separada, e posteriormente uma torre central, passou por reformas no início do século XX, quando foram acrescentadas as duas torres que existem atualmente. Um acréscimo feito com critério, que embelezou a igreja e preservou o estilo da época.


Beleza da Igreja Nossa Senhora do Rosário


Interiormente, a igreja possui decoração em estilo rococó tardio, composta de três retábulos, ornamentos de portas e um belo medalhão no arco do cruzeiro.

O altar colateral do lado esquerdo é dedicado a Nossa Senhora do Remédio e a São Lourenço, que é apresentado com paramentos de diácono, com a palma do martírio e com uma grelha, lembrando a maneira com que foi morto. As peanhas laterais são ocupadas por São Vicente Ferrer e São Jacinto.


O outro altar colateral é dedicado a São Benedito e Santo Antônio de Categerona, dois santos pretos de devoção bastante difundida no Brasil.


A talha da capela-mor é de autoria do artista Luís Pinheiro de Sousa, e no trono é venerada uma imagem de Nossa Senhora do Rosário que é considerada pelos devotos como a mais linda representação de Maria em São João del Rei.



98 visualizações0 comentário
bottom of page