top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento Judaico, tradições e celebrações

Atualizado: 1 de jan. de 2022


Casamento Judaico

O casamento judaico


Se os casamentos são cerimônias tradicionais, com rituais emocionantes e cheios de significado, os casamentos judaicos são ainda mais simbólicos, com metáforas que fazem alusão ao Antigo Testamento da Bíblia. Muitos noivos – que não são judeus - optam por aderir a alguma tradição, por fazer algum sentido para o casal. Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo com os principais rituais dessa celebração tão especial, incluindo o antes, durante e depois da cerimônia. Confira.


Antes do casamento


Na semana anterior ao casamento, os noivos não devem se ver e, no dia da celebração, eles são considerados como rei e rainha. No dia do casamento, os noivos fazem jejum desde o nascer do sol até o fim da cerimônia. Isso porque para os judeus esse é um momento sagrado para purificar o corpo e a alma com atos de bondade, orações e profunda reflexão espiritual.

De acordo com as crenças judaicas, com esse ritual todos os pecados são perdoados para que o casal possa iniciar uma vida juntos. Antes do casamento, a noiva dá para o noivo um talit, que é um xalé de orações. Enquanto ele oferece a ela um par de castiçais. O vestido da noiva, assim como em outras cerimônias de casamento, deve ser branco, representando a pureza. O noivo, por sua vez, deve ser o kitel branco por cima do terno.


Durante o Casamento

A cerimônia é realizada na chuppah, um estilo de tenda que representa o novo lar que os noivos irão construir juntos, como uma proteção que faz referência à benção de Deus e à harmonia conjugal.

O casamento é celebrado por um rabino, líder representante da religião. Durante o casamento, todos os homens devem usar o quipá (o chapeuzinho dos judeus), que representa que Deus está acima de todos.

Casamento Judaico

Na cerimônia judaica, o noivo entra primeiro, acompanhado dos pais. Isso porque o Antigo Testamento registra que Deus apareceu na montanha e esperou pelo povo de Israel.


Outra justificativa para tal ato é que o casamento só deve acontecer com o consentimento da mulher, que entra após o noivo e mostra que deseja essa união. A entrada da noiva é acompanhada pelos pais. Ela deve entrar com o rosto descoberto e, ao chegar ao altar, o noivo deve cobri-la com o véu, antes que entrem no chuppah.



Ao iniciar a cerimônia, a noiva e os pais devem dar sete voltas ao redor do noivo, fazendo referência aos sete dias de criação do mundo. Ao final, ela se posiciona ao lado direito do noivo, mostrando que estará ao seu lado para sempre. A troca de aliança demonstra a santificação e, a partir do momento que noivo coloca o anel no dedo da noiva, eles já estão casados. A aliança deve ser colocada na mão mais forte da noiva, independente se será esquerda ou direita. Nesse momento, ele deve dizer “Com este anel, tu és consagrada a mim conforme a lei de Moisés e Israel”.



Ao final da cerimônia, os convidados devem fazer silêncio absoluto para que o noivo quebre um copo com o pé direito, lembrando a destruição do Templo em Jerusalém. O vidro representa a reconstrução, o ato mostra que o homem é mortal.


Chuppah


Após o casamento


No momento de saída dos noivos, os convidados gritam Mazel Tov”, que significa “boa sorte” em hebraico. Lembrando que os rituais judaicos podem ter mais de um significado e que os judeus sefaradis (da Espanha e de países árabes) praticam costumes diferentes dos judeus ashkenazim(da França e da Alemanha).

Quer saber mais sobre rituais de casamentos? Confira com a gente!


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page