top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento Lady Diana e Príncipe Charles

Atualizado: 24 de abr. de 2023


Casamento Real: Lady Diana e Príncipe Charles

No dia 31 de agosto, quinta-feira, fez 20 anos que Diana Spencer morreu. Foi no dia 31 de agosto de 1997 que o carro de Lady Di, onde estava com seu namorado, o milionário egípcio Dodi al-Fayed, se chocou contra o pilar do Túnel Alma em Paris.


Reino Unido e ao redor do mundo, admiradores de Lady Di organizaram cerimônias em homenagem à "princesa do povo", uma das mais populares da história recente. Desde o começo da semana, flores e cartões se acumularam em frente ao palácio de Kensington, onde Diana vivia em Londres.


Herdeiros da princesa, os príncipes William e Harry visitaram na quarta-feira (30) um jardim criado em sua homenagem no palácio de Kensington e participaram de um encontro com representantes de organizações beneficentes que ela apoiava.


Hoje iremos relembrar o casamento da tão amada Lady Di e com o príncipe Charles e ainda vamos falar sobre o acidente que causou o trágico falecimento.

Casamento Real: Lady Diana e Príncipe Charles

Casamento de Diana com príncipe Charles


Foi em 29 de julho de 1981, há 36 anos, que Diana Spencer casou-se com Príncipe Charles, herdeiro da coroa inglesa. A cerimônia foi assistida por aproximadamente 1 bilhão de convidados, sendo via satélite para o mundo inteiro. O casório teve proporções gigantescas e aconteceu na Catedral de Saint Paul, numa quarta-feira, para 3,5 mil pessoas.

Casamento Real: Lady Diana e Príncipe Charles

O vestido de Diana foi um dos grandes destaques. A peça foi encomendada pelo Palácio de Buckingham e criada pelos estilistas David Emanuel e Isabel Emanuel. Cada passo do processo foi concluído em segredo total para garantir que ninguém soubesse qual foi o figurino escolhido, sobretudo a imprensa. O modelo foi um dos mais pedidos pelas noivas naquele ano, era um vestido bufante e que não deixava transparecer a silhueta.


A tiara usada por Diana era de ouro com diamantes colocados em prata. Os sapatos de Lady Di tinham 150 pérolas que cobriam o motivo central em forma de coração. O príncipe Charles vestiu um uniforme naval.



O anel de compromisso? Uma joia criada por Garrards em 1980, com uma safira de 12 quilates rodeada de 14 diamantes solitários, incorporados em 18 quilates de ouro branco. A aliança, de ouro galês. O anel de casamento da princesa foi feito do “resto” de uma pepita suave do ouro galês, extraída da famosa mina de ouro “Clogau St David”. A mesma pepita também forneceu os anéis da Rainha mãe, da Rainha, Princesa Margaret e da Princesa Anne. No interior da simples aliança em ouro, gravaram as palavras “I Love You, Diana”.


Com o casamento, Lady Diana recebeu o título de princesa de Gales juntamente a Sua Alteza Real. Enquanto esteve casada, o título era: Sua Alteza Real a Princesa de Gales, Condessa de Chester, Duquesa da Cornualha, Duquesa de Rothesay, Condessa de Carrick, Baronesa de Renfrew, Senhora das Ilhas e Princesa da Escócia. Charles e Diana se separam em 1992, mas o divórcio só foi concluído em 1996.



A história de Diana e Charles

O romance começou em 1981. Charle e Diana começaram a aparecer publicamente e o tabloide “The Sun” deu o furo, mostrando que os dois estavam juntos. A cada momento que saía de seu apartamento, Diana era seguida por jornalistas.


Naquele mesmo ano, no dia 6 de fevereiro, Charles combinou um encontro com a – então- namorada no Castelo de Windsor. Foi lá que ele pediu a mão de Diana em casamento.

O Palácio de Buckingham anunciou o noivado no dia 24 de fevereiro, quando ela se mudou para o local, mas ficou na companhia de dois empregados, até se casar e poder dormir junto a Charles.



O trágico acidente


Diana morreu em 31 de agosto de 1997, quando o carro onde estava com seu namorado, o milionário egípcio Dodi al-Fayed se chocou contra o pilar do Túnel Alma em Paris.

De acordo com investigações da polícia britânica, o acidente foi causado por excesso de velocidade e pela embriaguez do motorista, Henri Paul. O único sobrevivente da tragédia foi o guarda-costas da princesa Trevor Rees-Jones, que estava no banco do carona. Paul e Dodi morreram na hora.

Diana e seu guarda-costas foram socorridos e levados para um hospital. Ela morreu poucas horas após dar entrada no Hospital Pitie-Salpetriere, em decorrência de uma hemorragia interna, severos ferimentos no tórax e na cabeça, e lesões pulmonares.


Quer saber mais casamentos e notícias como essas? Confira nossos artigos especiais sobre o tema.



Quer saber mais sobre Casamentos, Planejamento, Vestido de Noiva, Decoração de Casamento ou até mesmo Lua de Mel? Acesse os links para ler mais sobre o conteúdo.


279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page