top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Casamento no Campo, dicas de planejamento


Chegou a hora de iniciar o planejamento do casamento e dentre as preocupações primordiais está o local escolhido. Ao optar por cerimônia e/ou festa ao ar livre é preciso ter atenção a certos cuidados. Foi pensando nisso que conversamos com Cinthia Rosenberg, que nos esclareceu tudo sobre casamento em locais abertos.


Palavra de especialista


Cinthia Rosenberg é assessora de casamentos que começou nos falando sobre as preocupações que os noivos devem ter ao optarem por casamentos ao ar livre: “Casamento ao ar livre é lindo, porém as preocupações são maiores e mais complexas. Sempre devemos considerar os possíveis problemas que podemos encontrar e não temos como evitar, mas temos que nos preparar da melhor maneira possível e tentar prever o imprevisto! Temos que avaliar muito bem principalmente a estrutura do espaço e prever problemas como chuva, ventos ou até muito calor e muito frio. Analisar se o espaço em questão estaria preparado para isto”, explicou.

“Sempre converso muito com meus noivos e sugiro locais que possibilitam um bom plano B, por exemplo em caso de chuva, há área coberta? Como seria o acesso dos convidados? Os espaços ideais devem oferecer boas condições aos noivos e convidados, ter uma área coberta e adequada para cerimônia e recepção. Um outro pequeno problema também que acontece nos espaços abertos é a presença de mosquitos/pernilongos indesejáveis. Uma boa solução seria ter repelentes espalhados ou até dar como um mimo pequenos repelentes aos convidados. Num dia frio, distribuir pashiminas...”, continuou a explicação.


Ela falou sobre o horário da cerimônia e o espaço aberto: “O horário da cerimônia também é muito importante, No verão, por exemplo, aconselho sempre a marcar no final da tarde para que o sol já esteja se pondo, evitando o calor excessivo e também garantindo a qualidade das fotos”, aconselhou.


E quais são as tendências em organização para casamentos ao ar livre? “Hoje há uma tendência muito forte dos casais buscarem espaços mais diferentes e descontraídos, querem “fugir” de casamentos que sempre tenham o mesmo padrão e formalidade. Por isto está super em alta os casamentos em fazenda, espaços abetos, praia, etc. O casamento ao ar livre permite quase tudo que valorize a natureza beleza do local. O estilo “home wedding” continua em alta, fazer algo aconchegante, que faça os convidados se sentirem em casa”, contou.


Cinthia continuou aconselhando sobre as tendências: “Pode e deve abusar do colorido para se destacar do verde presente na maioria dos locais, usar e abusar dos elementos que a natureza oferece e contribuindo para gastar menos. O uso de elementos simples como caixotes, garrafinhas, placas de madeira, etc. Gosto também da ideia de ter um welcome drinks antes da cerimônia, principalmente no verão para os convidados já se hidratarem. Usar e abusar de velinhas e lâmpadas penduradas, explorar ao máximo o que a natureza oferece e só completando a decoração para não perder o encanto do local”, explicou.

Ela ainda falou sobre o local escolhido: “Os noivos querem fugir do tradicional, mas querem ainda uma boa estrutura e condições favoráveis para um lindo casamento. Então temos sempre que verificar o acesso cozinha/espaço, quantidade de toilets, possíveis opções de espaços cobertos num caso de chuva ou até mesmo construir uma cobertura ou tenda (claro que esta opção já representaria um custo a mais a ser considerado)”, contou.

E como Cinthia Rosenberg pode auxiliar no planejamento de casamentos ao ar livre? “ muito importante ter uma assessoria qualificada e com experiência em casamentos ao ar livre e toda sua logística. Eu como assessora já me antecipo a tudo, já me previno antes com tudo o que pode acontecer. Não podemos ter imprevistos. Um casamento ao ar livre envolve uma logística diferenciada e mais complexa, pois o planejamento deve sempre considerar fatores externos e que não são controláveis”, falou.

“Casamento tem que ter o estilo e sonho do casal. Quando decidem por um casamento ao ar livre, faça chuva ou faça sol ele deve acontecer da melhor maneira possível. E eu como assessora devo possibilitar que isto ocorra, dar a tranquilidade ao casal. Por isto sempre conheço os lugares antes de indicar para ver suas condições, estrutura, possibilidades em caso de chuva, ventania e até de muito sol. Por isto é muito importante ter toda a orientação desde o início, contratar uma boa assessoria que conheça bem os espaços, suas limitações e possíveis custos extras que os noivos poderão ter para não terem surpresas!”, complementou.

Quer saber mais sobre casamento ao ar livre? Confira nossos artigos especiais sobre o tema.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page