top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Como planejar um Casamento na Praia

Atualizado: 13 de abr. de 2023


Casamento na Praia

Para você, casamento na praia combina com verão ou com inverno? Com o tempo quente ou com friozinho? Não sabe a resposta para estas perguntas? Elaboramos esse artigo especial com dicas de casamentos na praia para as diversas temperaturas e ainda falamos com Elena Canestrelli, proprietária do Espaço Pier 151, que nos deu dicas para casórios a beira mar. Confira!

Casamento na praia e as estações do ano


Independente da estação do ano, casamento na praia é sempre uma ótima pedida! Porém, vale ressaltar algumas dicas: No verão, a incidência de chuva é maior e é alta temporada nas cidades de praia, o que atrapalha os preparativos financeira e logisticamente falando.

Quando for marcar a data, dê preferência aos meses entre fevereiro-junho. Depois, setembro-novembro também são boas datas. E para aproveitar o pôr do sol, marque a cerimônia para ter início às 15h30 (ou 16h30, caso seja horário de verão).


Leve em consideração a data para escolher a decoração: Folhagens e flores tropicais resistem melhor ao calor, já para o frio é ideal investir em velas para tornar o ambiente mais aconchegante (e mais quentinho também!). A disposição dos móveis também é influenciada pela temperatura: No verão, pode-se apostar em ambientes mais abertos, enquanto no inverno, dá para inserir uns cantinhos mais intimistas no projeto.

Casamento na Praia

Palavra de especialista


Conversamos com Elena Canestrelli, proprietária do Espaço Pier 151 e Hotel Real Villa Bella, que realiza casamentos desde 2004. Primeiramente, ela falou sobre as melhores épocas para o casamento na praia: “Os meses mais procurados para casamento na praia são os das estações primavera e outono, pois a temperatura é amena e foge da alta temporada de muito movimento. Alguns meses como março e setembro tem mais incidência de chuvas, por isso o espaço deve além de ter uma cobertura eficiente, deve também permitir a proximidade e vista do mar”, explicou.


“Uma outra estação muito interessante por ser mais seca é o inverno, além de dias belíssimos a hospedagem se encontra com tarifas mais acessíveis a todos os bolsos. Nessa época a temperatura na praia durante o dia chega aos 26 graus e no final da tarde o Pôr do Sol costuma dar um show. À noite esfria na medida certa para dar conforto aos que usam paletó e às mulheres se abrigam com as coloridas pashmiras”, completou. Para um casamento na praia é aconselhável tomarmos alguns cuidados, como por exemplo: “A cidade escolhida deverá ter uma estrutura de fornecedores que possuam uma qualidade à altura sem precisar contratar ninguém de São Paulo, eliminando fretes que pesarão no orçamento”, contou.

Casamento na Praia

E tem mais: “A escolha do local da cerimônia e festa deverá ter vista e proximidade com o mar, mesmo em ocasiões de ventos, chuvas e ressacas, ele deve abrigar com conforto, pois afinal, escolheram se casar na praia.


Muito importante também que o espaço tenha uma estrutura de cozinha e banheiros compatível para eventos, o que influenciará diretamente no serviço de Buffet. O ambiente interno deve ter vista para o mar também e ser totalmente climatizado para enfrentar temperaturas mais quentes de um local de praia”, aconselhou.


Ela também falou sobre a hospedagem dos convidados: “Com a proposta de se casar fora da cidade onde todos moram, os noivos devem também se preocupar em acomodar os seus convidados em hotéis próximos ao local do evento assim ninguém precisará do carro para deslocar-se até a festa. Perto sim, mas o espaço deve estar totalmente separado do hotel onde seus convidados estão hospedados, pois a preparação do espaço exige uma movimentação dos fornecedores que podem atrapalhar o sossego e a integração do grupo”, explicou.

Casamento na Praia

E ainda deu dicas para a recepção: “Sendo um local fora do habitual, é interessante dar as Boas Vindas aos convidados programando algum encontro no dia anterior como um jantar, onde todos já podem se encontrar e se integrar. Se a data for em feriado, é possível programar passeios para as praias com o grupo”, indicou. Falando sobre o Pier 151: “ Alguns diferenciais do Pier 151 para um casamento: Experiência a mais de 10 anos em eventos, mobiliário incluso no aluguel do espaço, localização em bairro nobre de Ilhabela próximo ao centro histórico e comercial, hospedagem no Hotel Real Villa Bella e pousadas próximas, eliminando o uso do carro, pier possibilitando a entrada da noiva pelo mar e fornecedores parceiros capacitados que conhecem muito bem o Pier 151”, orgulhou-se.

Casamento na Praia

Quer saber mais sobre casamentos na praia? Confira nossos artigos especiais sobre o tema.

29 visualizações0 comentário
bottom of page