top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Entrevista com o Pe. Michelino Roberto da Igreja Nossa Senhora do Brasil

Atualizado: 1 de jan. de 2022


Casamento Católico,  Pe. Michelino Roberto, Igreja Nossa Senhora do Brasil, Planejamento do Casamento, Weddingg Blog de Casamento

Frequentemente falamos sobre as igrejas mais disputadas para casamentos. Dentre as mais citadas está a Nossa Senhora do Brasil, com imensas filas de espera e com o histórico de ser “palco” dos matrimônios dos famosos e da alta sociedade.


Hoje, falaremos sobre o responsável por essa Igreja: Quarto de cinco filhos de um casal de imigrantes italianos, Michelino Roberto divide com outros três padres a celebração de até 30 casamentos todos os meses ali na esquina da Avenida Brasil com a Rua Colômbia, desde 2007.


O padre tornou-se o grande responsável por planejamentos de casamentos nessa igreja. Quem ali deseja se casar, precisa fazer um detalhado curso de noivos, que dura três meses e é realizado em datas específicas.


Sobre o Pe. Michelino Roberto e sua trajetória na Igreja Nossa Senhora do Brasil


Um dos padres mais conhecidos de uma das igrejas mais disputadas, assim é frequentemente lembrado Padre Michelino Roberto. Até 2006, ele morava em Roma, onde fez seu mestrado em Comunicação. Então, pouco tempo depois de retornar ao Brasil, foi incumbido de nova tarefa: suceder padre Nadir José Brun no comando da Nossa Senhora do Brasil.

Casamento Católico,  Pe. Michelino Roberto, Igreja Nossa Senhora do Brasil, Planejamento do Casamento, Weddingg Blog de Casamento

Foi em 2007 que ele começou realizando diversas mudanças e mesmo após 10 anos, ele ainda luta para que as cerimônias retomem o sentido cristão.


O desejo de Michelino Roberto é que a “igreja casamenteira” seja conhecida como a “igreja da família”.


Para o padre, a cerimônia de casamento já não é mais a mesma. O hollywoodiano e o espetacular acabaram ofuscando o sentido sagrado, de acordo com o que ele explica. Para capturar o sentido sagrado do matrimônio, Michelino Roberto já tomou algumas medidas: Em primeiro lugar, ele começou chamando as empresas "do entorno" - músicos, floreiras, decoradores para uma reunião, criando normas.


As regras por ele desenvolvidas modificam o “cenário” dos casamentos: os enfeites, por exemplo, não podem aparecer mais que o altar, a música não pode ser pop, os trajes merecem cuidados (nem as noivas e nem as madrinhas podem usar decotes ousados e, caso isto aconteça, a igreja dispõe de uma vasta coleção de echarpes) e por aí vai.


Além do mais, ele tornou obrigatório o curso de noivos. Agora, os noivos precisam passar por um fim semana de palestras, além de participar de pelo menos três encontros de casais, promovidos quinzenalmente pela Pastoral da Família.

Casamento Católico,  Pe. Michelino Roberto, Igreja Nossa Senhora do Brasil, Planejamento do Casamento, Weddingg Blog de Casamento

Para casar na Paróquia Nossa Senhora do Brasil


A igreja comporta 350 convidados e os matrimônios duram 45 minutos. A cada final de semana acontecem, em média, sete casamentos. Portanto, os casais que buscam a secretaria para agendar a cerimônia devem estar abertos à flexibilidade de dias e horários.


A taxa cobrada gira em torno de R$2 mil e quinhentos e encontrar um horário na agenda é algo complicado. Mesmo com todo esse custo e com as “dificuldades”, são celebrados cerca de 500 matrimônios por ano no local.


Quer saber mais sobre celebrações de casamento, igrejas e padres? Confira nossos artigos especiais sobre os temas.


Para saber mais sobre a Nossa Senhora do Brasil, acesse nossa matéria especial sobre a Paróquia.

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page