top of page
  • Foto do escritordemacedogroup

Músicas para a cerimônia de Casamento por Coral Allegro

Atualizado: 14 de abr. de 2023


Coral e Orquestra | Coral Allegro |  Músicas para a Cerimonia de Casamento | Blog de Casamento | Weddingg Blog de Casamento

Para que o casamento seja um verdadeiro sucesso, tudo precisa ser pensado com muita antecedência e atenção. Com a música não é diferente: a banda e playlist escolhidas devem atender às preferências dos noivos e embalar o casório de forma elegante e divertida. Por isso, separamos aqui dicas para que você escolha a trilha sonora para esse dia tão especial, além de contarmos para você um pouco sobre nossa conversa com o Coral Allegro, especialista em casamentos.


Como escolher as músicas do casamento

Se seu casamento é em Igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia.

Se seu casamento é em Sítio ou Buffet, você tem mais liberdade para escolha da playlist.

Lembre-se que quanto mais entradas você colocar, mais tempo irá durar a cerimônia: um casamento com oito músicas dura, em média, uma hora. Um evento com 12 músicas dura aproximadamente uma hora e meia, tempo longo para os convidados. Portanto, vale sempre usar o bom senso.


Cada momento do casamento pede uma música de cerimônia adequada.

Para a entrada dos Padrinhos ou Noivo: Você pode optar por uma música instrumental.

Para a entrada da noiva: Essa deve ser a música mais marcante, nesse momento geralmente é usada a Marcha Nupcial, antecedida de Clarinada ou Campanas.


Para entrada de Pajens, Daminhas e Floristas: As músicas devem ser suaves, como temas de filmes infantis, com solos de instrumentos como violino ou flauta.


Para a benção: A música deve ser uma música sacra. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos pode ser utilizado o Pai Nosso.


Para os cumprimentos: Para esse momento, os noivos podem usar a criatividade, como usar aquela música romântica que fez parte do namoro. Lembre-se de ter atenção para a letra da música, que deve ser alegre e romântica.


Para a saída: Agora a música pode ser mais animada.


Faça a seleção das músicas da cerimônia com uma certa antecedência ao casamento, cerca de três meses antes. Assim, os músicos podem preparar os arranjos e ensaiar as músicas inéditas. Escolha mais de uma música para cada momento e leve em consideração o local e os convidados para essas opções.


Palavra de especialista


Há mais de 15 anos o Allegro Coral está presente nos maiores casamentos por todo o Brasil. Referência nas melhores cerimônias, apresenta um estilo próprio que emociona aos noivos e aos convidados. Os instrumentos e a formação de vozes são montados para cada local ou estilo de casamento. Para uma catedral, uma capela, uma fazenda, uma praia,.... O Allegro Coral produz músicas que integrem ao clima religioso e contribua para a beleza desse momento de união.

Coral e Orquestra | Coral Allegro |  Músicas para a Cerimonia de Casamento | Blog de Casamento | Weddingg Blog de Casamento

​Em uma conversa com Regina Andreola, desvendamos os mistérios da cerimônia perfeita, com dicas especiais para você que deseja a trilha sonora ideal para esse dia inesquecível. Regina explicou o processo de escolha das músicas: “A Escolha das músicas para a cerimônia é um momento de muita emoção, mas também gera dúvidas por tantas opções para cada momento.

Depois que os casais fecham conosco encaminhamos a eles um Link com uma infinidade de opções para de uma forma personalizada e com tempo escolherem com carinho cada música lembrando que: Iniciamos a apresentação a partir da chegada dos convidados, sugerimos que sejam escolhidas de oito a 10 músicas, mais suaves, instrumentais para criar uma ambientação e de acordo com o Local da cerimônia mesclarem os gêneros para agradar a todos os convidados.


Na sequência: Música para entrada de padrinhos, para noivo e sua mãe, para damas e pajens, para a entrada da noiva, para a entrada das alianças, para benção e troca de alianças e música para cumprimentos de pais e padrinhos. Há também a música para a saída, que poderá ser uma geral para todos ou poderá ser escolhida uma música para os pais e os padrinhos e uma para o casal”, explica Regina.


“Cada casal tem cerimônia e perfil diferenciado. Nosso Play List é imenso , na preocupação maior de que cada casal se identifique: desde músicas Classicas e Tradicionais (Bach, Beethoven, Pachebell, Mozart, etc), até Maroon 5, David Guetta,Aerosmith. Nossos arranjos são personalizados onde poderão incluir em uma mesma cerimônia o clássico tradicional juntamente com os temas modernos”, complementa.


Regina explica sobre o trabalho da Allegro: “Para a cerimônia poderá ser somente instrumental, com coral e orquestra. Para o coquetel acontece o Allegro Bossa Jazz. Há também a Allegro Big Orquestra, com música extremamente agradável que nos reporta a Sinatra e outros grandes talentos , Cheeck to Cheeck, Fly me to the Moon, New York New York, etc”, afirma.

Quer saber mais sobre músicas para casamentos? Acompanhe nossas dicas!


8 visualizações0 comentário
bottom of page